Expo Segurança em colégio do Bairro da Paz apresenta cotidiano de ações policiais

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria da Educação, realizou, nesta quinta-feira (29), no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador, a Expo Segurança. O evento levou aos estudantes e moradores da localidade alguns equipamentos utilizados pelas polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros, além de contar com informações dos profissionais de como é feito o procedimento de identificação de cena de crime, fiscalização ambiental e primeiros socorros. A localidade do Bairro da Paz foi escolhida para a realização da primeira edição do projeto por já estar inserido no conceito de policiamento comunitário, através da Base Comunitária da Segurança (BCS) local.

Com objetivo de aproximar a polícia da população, a ação promoveu a interação dos alunos através de stands distribuídos pelo colégio. A apresentação da câmera de busca, resgate e incêndio, equipamento utilizado pelo Corpo de Bombeiros para comunicação com pessoas em situação de soterramentos ou incêndios, além da delegacia móvel, ônibus da Polícia Militar que tem todo equipamento de uma delegacia comum e até mesmo carceragem, foram os stands mais visitados.

O estudante do 1º ano, Bruno Oliveira, 18, gostou de conhecer o cotidiano policial e passou a ter outra perspectiva da corporação. "Achei muito interessante a movimentação da polícia, nunca tinha visto o trabalho e tinha até certo preconceito, mas gostei muito de ter visitado", contou.

Quem visitou a exposição pôde conhecer o dia a dia de policiais que trabalham nos bastidores para desvendar os mais diversos crimes, na área de análise de drogas, documentocospia, genética e antropologia forense. "Me chamou muita atenção como a polícia analisa a cédula de dinheiro para descobrir se é original ou falsa", afirmou a estudante Milena França Ferreira, 17, que, empolgada com o momento, esboçou o desejo de trabalhar na polícia. "Eu quero ser delegada federal".

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
Trabalho integrado
Segundo o coordenador da Expor Segurança, Major Neto, a intenção do evento é apresentar para a sociedade como funcionam os departamentos da segurança pública no estado. "Queremos mostrar à comunidade como as forças policiais trabalham de maneira integrada para proteger e combater as drogas".

A mostra serviu para desmistificar a imagem negativa que algumas pessoas possuem da polícia, como ressaltou o sub-secretário da Educação, Aderbal de Castro. "Temos muitas ações no Governo que a sociedade não compreende de maneira clara. Infelizmente, anos atrás, enfrentamos momentos difíceis com a ditadura militar, isso de certa forma gera um preconceito com a polícia, mas estamos nos empenhando para estabelecer uma relação amigável com a população".

As próximas edições da exposição ainda não têm datas definidas, mas acontecerão em colégios dos bairros do Calabar e Nordeste de Amaralina, localidades que recebem assistência de Bases Comunitárias de Segurança.