Governador anuncia reforma de escola estadual em Itagimirim

O governador Rui Costa, em agenda no município de Itagimirim, nesta quinta-feira (20), visitou o Colégio Estadual Loíde Alcantara Neves, onde avaliou melhorias na infraestrutura e anunciou a reforma do prédio. Os mais de 200 estudantes da escola vão contar com as dependências da unidade totalmente recuperadas. Ainda dentro da programação, foi entregue o Mercado Municipal de Itagimirim, que foi reformado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), beneficiando 200 famílias de pequenos agricultores. Durante a reinauguração, Rui também entregou 30 barracas e 30 kits de feira e determinou estudos para outros investimentos no município.

Fernando Vivas/GOVBA
Rui comentou que a Bahia é o Estado que tem o maior número de agricultores familiares do Brasil. “Com um empréstimo de R$ 1,5 milhão no Banco Mundial pudemos financiar, dar assistência técnica e implantar mercados como este para melhorar a comercialização dos produtos. Quanto maior e melhor a renda doagricultor, ele vai gastar o dinheiro na cidade, o comércio vai vender mais, vai arrecadar mais, vai gerar emprego e as pessoas vão melhorar de vida”, afirmou.

Permissionário do mercado, Jurandir de Jesus disse que o sonho dos feirantes era ter o mercadinho como ele está hoje. “Está chegando no ponto que a gente quer, porque, antigamente, onde ia botar a mercadoria para vender, né? Não tinha lugar. Hoje, graças a Deus, a gente já tá tendo”.

Outras obras

Ainda em Itagimirim, Rui autorizou investimentos para melhorar a iluminação na praça da Bíblia, o conserto de uma ponte já existente e o estudo, pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), para a construção de uma outra ponte.

Policlínica, hospital e escola

Rui anunciou que voltará em breve na região para entregar a policlínica, localizada em Eunápolis. “A policlínica parece um hospital pelo tamanho, é maior do que a maioria dos hospitais municipais, e tem a função de realizar as consultas e os exames que a grande maioria das cidades sequer tem para oferecer, mesmo em clínicas particulares. Ela vai atender a região inteira, oferecendo inclusive o transporte, micro ônibus com wi-fi e ar-condicionado”.

O governador falou, ainda, sobre a construção do Hospital da Costa das Baleias. “Vamos publicar, nos próximos dias, o edital de licitação para construção do Hospital da Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, para reforçar a saúde pública em todos os 11 municípios da região. Também em Teixeira, iniciamos a construção de uma nova escola estadual, no lugar onde fica o antigo CSU, com 24 salas, laboratório e equipamentos de cultura e esporte, inclusive uma piscina semiolímpica”.

Com informações da SECOM Bahia