Governador Rui Costa entrega reforma de escola estadual no município de Encruzilhada

Em passagem pelo município de Encruzilhada para realizar algumas entregas importantes, o governador Rui Costa, na companhia do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, aproveitou a ocasião, como sempre faz, para visitar uma escola estadual. A unidade escolhida foi o Colégio Estadual José Palles Sobrinho, que foi reformado em 2020 e já está pronto para receber os estudantes, quando as aulas presenciais forem retomadas.

A comitiva foi recepcionada com uma apresentação coreográfica do grupo de dança "Pés baianos", formado por estudantes do colégio. Após isso, Rui e sua equipe verificaram as melhorias realizadas e, também, dialogaram com a comunidade escolar.

O colégio fundado em 1982 possui, atualmente, 250 estudantes matriculados e oferta o Ensino Médio regular e a Educação Profissional e Tecnológica, com o curso técnico em Administração. Além disso, é um das escolas-piloto do novo Ensino Médio. Dentre as melhorias e reformas realizadas, destacam-se: cobertura da quadra poliesportiva; construção de um módulo com três salas multifuncionais; substituição da cerâmica; reforma das paredes e dos banheiros; troca do telhado; pintura do colégio; e reforma da parte elétrica.

A diretora do colégio, Márcia Barbosa, falou da importância da visita e agradeceu pela reforma da unidade escolar. "Esta reforma significa muito para uma escola de cidade pequena e que é referência na região. A vinda do governador e do secretário, para nós, é como se fosse um prêmio por tudo aquilo que realizamos por todos esses anos. Nós temos uma cultura do esporte muito forte na escola e esta quadra coberta é um sonho realizado, pois nossos alunos sempre participam dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) e de outros torneios. Estamos muito felizes com estas melhorias e os nossos alunos vão amar as novidades", agradeceu.

Outras ações - Durante a agenda no município, Rui entregou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Brejinho, Juazeiro 1 e 2, Serra, Ponte Martiliano, Água Preta, Lagoa da Inocência, Caldeirão e Pé de Serra. A obra beneficia mais de 500 famílias que vivem nessas localidades.

“Este é um compromisso que eu assumi, de resolver o problema do abastecimento de água desta região em Encruzilhada. Hoje, pudemos inaugurar a obra sabendo que estas comunidades já têm abastecimento. Nosso objetivo é universalizar o sistema de abastecimento de água”, afirmou o governador Rui Costa.

A obra foi realizada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (SIHS), e contou com investimento de quase R$ 7 milhões.

O governador também autorizou a publicação para edital de licitação da obra de pavimentação de trecho de 20 quilômetros de rodovia entre a BA-270 – Distrito de Boa Vista da Tapera – Encruzilhada. O orçamento previsto para a execução da obra é de R$ 5 milhões.