Governo autoriza construção de Complexo Educacional Poliesportivo no município de Itapetinga

O Governo do Estado autorizou, nesta sexta-feira (30), a construção de um Complexo Educacional Poliesportivo no município de Itapetinga (579 km de Salvador), que contará com o investimento de R$ 4.651.582,78 milhões. A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, no Colégio Modelo, com a presença de autoridades e da comunidade escolar. O novo equipamento será implantado na Avenida Américo Nogueira, s/n, no bairro Nova Itapetinga, onde atualmente funciona o Ginásio Poliesportivo de Itapetinga.

Com o Complexo, os estudantes e demais pessoas da comunidade terão à disposição um amplo espaço para a prática da educação esportiva. Além da reforma, que envolve manutenção civil e elétrica do ginásio existente, a obra inclui a construção de um campo de futebol Society com grama sintética e arquibancada; pista de atletismo; pista de salto; quadra de vôlei de areia; academia ao ar livre;  bicicletário; quiosque; cabine; área de convivência; e paisagismo.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da unidade para o fomento à prática de esportes e o fortalecimento educacional da região. "Este novo Complexo representa um ganho para a população de Itapetinga, pois trata-se de uma estrutura com equipamentos e espaços que possibilitarão diferentes práticas esportivas, o que contribuirá ainda mais para o fortalecimento do esporte, além de refletir diretamente na autoestima e no desenvolvimento das crianças e dos jovens do território".

O diretor do Núcleo Territorial de Educação de Itapetinga (NTE 08), Alécio Chaves, também falou sobre o significado da implantação do Complexo para a comunidade. "A construção do Complexo demonstra a sensibilidade do Governo do Estado, através do governador Rui Costa, em possibilitar novas alternativas para a nossa juventude. É pensar além da sala de aula, criando espaços de oportunidades nas áreas do esporte, da educação e do lazer", afirmou.

Os Complexos Educacionais Poliesportivos são uma ação do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), para requalificar a infraestrutura de educação, esporte, lazer e cultura, disponibilizando equipamentos com moderno padrão arquitetônico e fortalecendo as práticas esportiva, artística e cultural no currículo escolar. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, bem com a comunidade local.

Ao todo devem ser construídos 20 complexos na Bahia, até 2022. Já estão em construção os Complexos Educacionais Poliesportivos nos municípios de Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, São Gonçalo dos Campos, Irecê e Jequié e além de Itapetinga, as ordens de serviço já foram assinadas para a construção dos Complexos Educacionais e Poliesportivos em Alagoinhas e Serrinha. Também já foi autorizada a construção do Complexo Educacional Poliesportivo nas instalações do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, no bairro de Brotas, em Salvador.

Participaram do ato, também, o deputado federal Antônio Brito; o deputado estadual, Rosemberg Pinto; a diretora do NTE de Itabuna (NTE 05), Leninha Vila Nova; o diretor do Colégio Modelo, Edmo Oliveira; a líder de classe, Maria Fernanda Oliveira; e a presidente do Colegiado Escolar, Nosleide Maia.