Governo autoriza início das obras para ampliar e modernizar Colégio Estadual de Biritinga

Biritinga, na região de Serrinha, foi o destino da viagem de número 800 do governador Rui Costa ao interior da Bahia. Nesta quarta-feira (9), os quase 16 mil moradores do município receberam do Governo do Estado um pacote de benefícios que inclui autorizações para a licitação de 22 quilômetros da BA-233 e para o início da recuperação de 1,8 KM da passagem urbana da BA-084, que liga Biritinga à BA-233. Rui, acompanhado do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, também autorizou o início das obras de ampliação e modernização do Colégio Estadual de Biritinga e a construção de outra unidade escolar na localidade de Araçás.

O novo Colégio Estadual de Biritinga vai contar com investimento de, aproximadamente, R$ 4,3 milhões para a construção de cinco salas de aulas, auditório, refeitório, vestiário, reforma e cobertura da quadra poliesportiva. Já a nova unidade que será construída na localidade de Araçás vai sediar as escolas municipais de Coqueiro, Pai Felipe, Zoador, Mandacaru, Boa Vista I e II, Santa Virgínia e Flor de Açucena. “O que transforma a vida das pessoas, de uma cidade, de um país é o investimento em educação, ciência e pesquisa. Ontem, no programa Papo Correria, que eu faço toda semana nas redes sociais, eu tive a felicidade e o prazer de receber um jovem filho de agricultor rural da cidade de Caculé, no Sudoeste da Bahia, junto de seu pai e sua mãe que só sabem assinar o nome. Esse rapaz acabou de passar para o curso de Medicina, na Universidade Federal de Conquista”, ressaltou.

As novas unidades escolares que serão construídas no município são uma oportunidade para que outros estudantes sigam o mesmo caminho. A estudante do Colégio Estadual de Biritinga, Munique Brito, 15 anos, prestou atenção em tudo o que foi anunciado. “Gostei do aumento das salas, que vai trazer benefícios para a gente, já que algumas salas não têm ventilação. Também gostei da implantação da Escola em Tempo Integral, que vai aumentar as oportunidades para a gente”. A colega Maria Luíza Araújo, 17 anos, também gostou das novidades. “Amei a parte dos esportes, do refeitório, vai ficar muito bom”.

O governador autorizou, ainda, a pavimentação de ruas e a licitação de uma empresa para construir um complexo integrado de Segurança Pública, que vai abrigar uma nova delegacia e uma nova unidade da Polícia Militar. A cidade de Biritinga também recebeu um sistema integrado de abastecimento de água, que atende diversas localidades, e uma ambulância tipo van, comprada com recursos estaduais. Na oportunidade, o município foi autorizado a adquirir mais 50 barracas de feira livre.

Sobre o complexo de Segurança Pública, Rui destacou que é um investimento de R$ 2,5 milhões e que deve estar pronto em até nove meses. “O prefeito nos levou na área onde serão construídas a nova delegacia e a nova unidade da PM e, de fato, nós precisamos ter um complexo policial que reúna no mesmo local, mas em dois prédios diferentes, a Polícia Civil, uma delegacia e a PM. Com isso, nós damos mais autoestima e melhores condições de trabalho para os policiais e também mais conforto para a população quando precisar ser atendida”, afirmou Rui Costa.

Para conferir mais ações da agenda em Biritinga, acesse aqui.

Repórter: Raul Rodrigues/ SECOM BA