Histórias do sertão são compartilhadas em encontro virtual promovido pelos Complexos Integrados de Educação

Em mais uma edição do "Projeto Conexões", realizada na noite desta quarta-feira (12) pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o tema abordado foi “O sertão é meu lugar: causos, histórias contadas e vividas”. O encontro virtual teve como convidado o ator e jornalista, Matheus Boa Sorte, que compartilhou algumas de suas histórias envolvendo o cenário do sertão nordestino. A live, transmitida no YouTube, pode ser conferida aqui.

Segundo Matheus Boa Sorte, abordar a temática com os educadores e estudantes foi estimulante. “Durante o encontro, falei do sertão e das minhas vivências nesses últimos nove anos que dedico a viajar e contar histórias. Foi muito interessante transmitir aos participantes um olhar sobre o que observei para além do óbvio em cada uma dessas visitas. Costumo dizer que o sertanejo é um doutor da arte de viver, mesmo que nunca tenha frequentado uma universidade. A sabedoria da nossa gente é um patrimônio que merece ser difundido", salientou.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou da importância de se abordar o tema com a comunidade escolar. “Discutir sobre a região Nordeste, o bioma nordestino, suas potencialidades, a economia e o seu povo foi fundamental, pois o programa de hoje nos despertou para o Nordeste, a Bahia e o sertão. Desta forma, ressalto a importância dos nossos alunos se identificarem com o nordestino lutador, guerreiro e, acima de tudo, empreendedor, devido ao conhecimento de sua terra, onde se plantando com água tudo dá”, comentou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.