No interior do Estado, otimismo marca reencontro de estudantes com a escola

Com as mochilas nas costas, os estudantes do Ensino Médio e suas diferentes modalidades e ofertas começaram a chegar logo cedo nas escolas estaduais para o primeiro dia de aulas semipresencias. Atenta aos protocolos sanitários, a comunidade escolar no interior do Estado foi recepcionada pelos gestores e trabalhadores da Educação e não escondeu a emoção pelo retorno, depois de 16 meses longe da escola por causa da pandemia do novo Coronavírus.

No Colégio Estadual Professora Maria do Carmo Santana, em Aramari, os estudantes foram recebidos com um kit contendo itens como garrafa de água, farda e máscara. A gestora Maria da Conceição falou sobre o significado deste momento. “Preparamos tudo com muito carinho para receber nossos estudantes, que dão vida ao ambiente escolar. É bom ver e sentir a alegria deles”. O estudante Luiz Miguel, 16 anos, 1º ano do Ensino Médio, falou sobre as expectativas e da sua esperança em dias melhores. “Sentia muita saudade, a sensação de voltar para a sala de aula é um alívio e proporciona uma alegria muito grande”, afirmou.

A professora de Língua Portuguesa, Stela Pimenta, do Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado, no Lapão, disse que tomou a primeira dose e falou sobre o reencontro presencial com os alunos. “É bom voltar! Amo lecionar. Estava com saudades da sala de aula e da interação com eles. Os estudantes seguiram bem o protocolo, não vi aglomeração em sala, nem tive problemas com indisciplina quanto ao uso de máscara”, afirmou.

A gestora  Tânia Alves de Souza Correia, do Colégio Estadual Carolina Almeida Lopes, em Jussara, reforçou que o retorno contou com todos os protocolos sanitários. “Rever os alunos foi emocionante, a escola voltou a ter vida. Estamos de volta e com segurança para a troca de saberes e construção de conhecimento”.

Para a estudante Luana Novais, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Necy Novais, em Barro Alto, os colegas estão conscientes sobre a necessidade do distanciamento e da efetivação dos protocolos. “Me senti segura na escola. Foi muito bom rever meus amigos e a escola está preparada. Estou adorando o retorno e vamos contribuir para tudo dar certo.

A estudante Cassiane Souza Ferreira, 16 anos, que cursa Edificações no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação (CEEP) Régis Pacheco, em Jequié, também falou sobre a emoção vivenciada no primeiro dia das aulas semipresenciais. “Foi ótimo rever todos. Amei a recepção, foi tudo bem organizado. Todos chegaram de máscara e os professores foram na sala explicar como seria o ensino híbrido. Nossas salas também estão bem organizadas, com distanciamento das cadeiras e dispenser de álcool em gel”, ressaltou.