Obras de requalificação da rede estadual geram empregos e impactam positivamente na vida da comunidade escolar

Foto: Claudionor Jr/ SECBA
O investimento em infraestrutura educacional garante à comunidade escolar não só um ambiente adequado, seguro e moderno para o processo de ensino e aprendizagem, como também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, nas quais os recursos são aplicados. A construção, ampliação e modernização de unidades escolares representam também a abertura de novos postos diretos de trabalho e ainda empregos indiretos, que impactam positivamente na economia local, fortalecendo as comunidades onde as obras estão sendo realizadas.

Um total de 99 obras concluídas em 2023 - entre construção de novas unidades e complexos poliesportivos; ampliação; e modernização/reforma de 227 colégios - contou com um investimento de R$1,2 bilhão na rede estadual de ensino. O pedreiro Fábio Ferreira de Jesus, 35 anos, trabalha na construção do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Marlene Alves dos Santos, no município de Irará. Para ele, a obra, em fase de conclusão, representa um legado. “Já trabalhei em diversas obras, mas esta aqui vai ficar marcada na minha vida porque se trata de uma escola que vai servir para a educação de meus filhos e de todo o povo de Irará”, relata.

Em toda a Bahia, o investimento do Governo do Estado na área de Educação reflete diretamente na melhoria do ensino, como também tem impacto positivo na economia com a geração de emprego e renda. A construção civil foi o setor que mais gerou empregos no Brasil nos primeiros meses de 2023. Os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que foram geradas 148.630 vagas formais no país, entre janeiro e maio. No Nordeste, a Bahia liderou o número de empregos com carteira assinada do setor. Nos canteiros de obras da Educação, durante todo o ano de 2023, foram admitidos 15.500 trabalhadores da Construção Civil pelo Governo do Estado.

Impacto na aprendizagem - Uma boa infraestrutura escolar colabora com a melhoria da qualidade do ensino, aumenta o interesse do aluno pelos estudos e, consequentemente, eleva as taxas de aprovação e também contribui para a redução da evasão escolar. Assim como o alunado, a qualidade estrutural da instituição também motiva o corpo docente a trabalhar com mais entusiasmo e dedicação. Para o estudante Luis Henrique da Silva, 18 anos, do Colégio Pedro Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, a nova estrutura e os equipamentos que foram disponibilizados para os alunos fizeram a diferença em seu aprendizado, o motivando a correr atrás de seu sonho ao se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), este ano, para cursar Direito e Ciências Sociais.

“Além de representar um incentivo aos estudos, me senti acolhido e prestigiado pela grandiosidade e qualidade dos equipamentos, destacando a tecnologia oferecida com acesso à internet. O conforto que encontramos no espaço, com destaque para a biblioteca, é um estímulo para nos dedicarmos, cada vez mais, à leitura, aos estudos”, ressaltou Luis Henrique, se referindo à unidade escolar de tempo integral, que foi inaugurada em novembro de 2022, com investimento de R$ 28,5 milhões do Governo do Estado.  Construída por meio da parceria da SEC com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado Bahia (CONDER), a escola possui 34 salas de aula, que incluem um espaço multifuncional, uma de música e uma de luta e jogos, além de laboratórios de Física, Química, Informática e Biologia; biblioteca; refeitório; auditório; campo society com pista de atletismo; quadra poliesportiva coberta com arquibancada; e piscina semiolímpica.