Painéis de personalidades instalados nas escolas estaduais inspiram estudantes a atitudes positivas no cotidiano

Foto: Claudionor Jr./ SECBA

A Secretária de Educação da Educação (SEC) está implantado painéis inspiradores nas escolas da rede com frases de personalidades de diferentes áreas, como música, literatura, ciência, arte, esporte e cultura. Nas salas de aula, bibliotecas, nos laboratórios, auditórios, refeitórios e até nas áreas externas, é possível visualizar as mensagens de artistas, escritores e cientistas como Anísio Teixeira, Paulo Freire, João Ubaldo Ribeiro, Darcy Ribeiro, Cora Coralina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elza Soares, Dorival Caymmi, Lázaro Ramos, Raul Seixas, Emicida, Irmã Dulce e Albert Einstein.

O objetivo é homenagear as personalidades baianas, brasileiras e até estrangeiras e, principalmente, inspirar a comunidade escolar, contribuindo para despertar a curiosidade e o senso crítico. “As mensagens também contribuem para promover a reflexão sobre temas diversos, como solidariedade, amizade, diversidade, respeito, inclusão, sonhos e cultura de paz, incentivando os estudantes na busca pelo conhecimento e crescimento pessoal e a terem atitudes positivas no cotidiano”, afirmou o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim.

No Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila Canária, em Salvador, um painel com a foto da escritora Zélia Gattai traz expressa a frase: “Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores”. No Colégio Estadual de Tempo Integral de Itamira, em Aporá, um painel na biblioteca lembra o escritor Ruy Barbosa: “A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições”.

Já no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador, o painel com uma frase "Meu cabelo crespo me faz ter orgulho de quem sou", da cantora Elza Soares, é a preferida do estudante Luís Henrique da Silva, 17 anos, 3° ano. "Eu acho importante que esses painéis estejam aqui na escola, eles nos estimulam a querer saber mais sobre a pessoa que falou aquilo. Além disso, nós nos sentimos representados em algumas frases, como essa de Elsa Soares", disse.

A professora de História, Graciane Dourado, da mesma unidade escolar, disse que os painéis cumprem um papel educativo. "Os alunos entram nas salas de aula e nos espaços onde estão esses painéis, leem as frases, acham legal e depois vêm até nós, professores, para saber quem são. Muitas vezes, quando eles nos procuram, acontecem debates sobre aquela personalidade e sobre o que ela já fez e os meninos ficam bastante empolgados em saber mais sobre os trabalhos e a vida dos autores das frases", afirma.

Para a escolha das personalidades e frases, a SEC conta com uma equipe técnica e também envolve a comunidade escolar que contribuem com indicações de personalidades locais e até mesmo de lugares especiais para cada território onde a unidade escolar está situada. “Ao longo das aplicações dos painéis nas escolas, os professores foram escolhendo novas figuras ou solicitando que fossem incluídas ao longo do processo. Hoje, existem unidades que incluíram até mesmo homenagem a professores da própria escola e a riqueza natural dos territórios aos quais as escolas pertencem, como foi o caso do município Pituaçu, que incluiu um painel sobre as cachoeiras da cidade”, afirmou o arquiteto da SEC, Kellvy Souza.