Professores de Educação Física e Esporte Escolar participam de seminários formativos com foco na BNCC

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta terça-feira (25), a abertura da programação dos Seminários Formativos para Professores de Educação Física e Esporte Escolar, no canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação tem como objetivo atualizar os educadores sobre as novas possibilidades de intervenção pedagógica, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidenciando as unidades temáticas apresentadas no documento, além de discutir sobre a sistematização dos conteúdos no retorno às aulas, quando for possível, e estimular o pensamento interdisciplinar. A primeira palestra foi "Educação Física na Bahia: apontamentos históricos e intervenção no âmbito escolar", com o doutor em Educação, Roberto Gondim.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou o esporte escolar como ferramenta central na educação. "É uma agenda estratégica e intencional de trazer o esporte e a educação física como instrumentos no processo educacional. E este aspecto passa pela qualificação dos professores e investimento que o governo vem fazendo em escolas com a reforma e cobertura de 200 quadras, além da implantação de campos societies, arenas de atletismo e piscinas semi-olímpicas, em uma parceria com a SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), por meio da qual teremos ginásios anexados a unidades escolares. Tudo isso para garantirmos a prática do esporte como prática educativa", detalhou.

O coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a importância dos seminários. "Esta iniciativa surgiu de uma demanda de cerca de 1.100 educadores que participaram de uma pesquisa feita pela SEC. Por isso, organizamos esta atividade, observando as necessidades de isolamento, mas com vistas a garantir uma formação continuada, seguindo a nova BNCC e o contexto que vivemos atualmente", disse.

O diretor geral da SUDESB, Vicente Neto, ressaltou a integração do esporte na educação. "Como parte da equipe que trata do esporte no Governo da Bahia, é importante vermos este empenho de colocar a prática esportiva como forma de emancipação, transformação e formação através da educação. Temos orgulho de fazer parte desta construção".

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, destacou a proposta da Bahia em fortalecer o esporte escolar. "Quero externar a satisfação de enxergar o Estado como um local promissor de difusão da educação física e do esporte escolar. Este engajamento nos deu a oportunidade de trazer algumas propostas que consolidem uma política de Estado que possa ser replicada como modelo de sucesso de um sistema esportivo escolar", afirmou.

O doutor em Educação e vice-presidente do Conselho de Educação do Estado (CEE), Roberto Gondim, falou sobre o tema "Educação Física na Bahia: apontamentos históricos e intervenção no âmbito escolar". "É importante construir um ambiente que trate dos anseios dos estudantes. Em tempo de pragmatismos, dialogar um pouco sobre as nossas raízes pode lançar mão de um profícuo planejamento", comentou.

Ainda participaram da atividade a diretora-geral do IAT, Cybele Amado;  o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Cristiano Bahia; o presidente do Conselho Regional de Educação Física e Esporte Escolar (CREFI-13), Rogério Gonçalves; e o consultor técnico da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), Reginaldo Sacramento.

Acesse o link para realizar a sua inscrição no seminário e observe as orientações

Veja abaixo a programação com transmissão ao vivo no canal do IAT

> Sexta-feira (28/08), às 15h - Tema: "Educação Física e novas perspectivas pós-pandemia: possibilidade pedagógicas e BNCC", com o doutor em Educação Física, Cristiano Bahia.

> Terça-feira (01/09), às 17h - Tema: "Educação Física e a promoção da saúde: como abordar a temática na escola".

> Sexta-feira (04/09), às 15h - Tema: "Educação Física Escolar e Saúde: uma abordagem interdisciplinar".

> Terça-feira (08/09), às 17h - Tema: "Jogo e lazer na escola: metodologias ativas e outras possibilidades".

> Sexta-feira (11/09), às 15h - Tema: "Esporte Educacional e a formação da juventude".