Professores e estudantes de Araci usam arte nas redes sociais para mobilizar sobre prevenção ao Coronavírus

Palavras-chave:
O Colégio Estadual Imaculada Conceição (CEIC), em Araci, na Região Sisaleira baiana (a 221 km de Salvador), buscou uma forma criativa de mobilizar os estudantes no combate ao novo Coronavírus (COVID-19). O projeto, chamado de "CEIC - no combate ao Coronavírus", propõe que os alunos produzam vídeos que abordem o tema da precaução à doença, utilizando música, poema ou uma fala. A produção é disponibilizada nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp da unidade escolar. 
 
A coordenadora pedagógica, Elcione Carvalho, contou que o objetivo é contribuir para a disseminação de informações que combatam a COVID-19, ajudando as campanhas de saúde e de ação social do município. "Com o apoio dos gestores e professores, lançamos esta proposta para os estudantes nos grupos de WhatsApp para que divulgássemos precauções e cuidados contra o vírus. Até porque, apesar da cidade ser pequena em número de habitantes, temos uma região grande com diversos alunos da zona rural e, desta forma, a informação chega mais rápido. Então, recebemos os vídeos, os professores Jackson e Marlon editam e formatam as imagens e disponibilizamos no Facebook e Instagram do CEIC e nos grupos de WhatsApp. E está dando muito certo", afirmou. 
 
A estudante do 1º ano em Logística, Marcela Santana, usou seu talento musical para compor a música "Um conselho", que ressalta hábitos de precaução à COVID-19, como lavar bem as mãos, evitar aglomeração e ficar em casa. "Recebi a proposta para fazer um vídeo de conscientização e achei que a melhor forma de contribuir seria fazendo uma música, já que não acho que sou muito boa pra falar. Criei rápido uma letra informativa com três estrofes", contou.
 
 
Já sua colega Taiane Matos, 1º ano em Logística, preferiu fazer um vídeo passando seu recado com informações de precauções contra o vírus. Segundo ela, a ação é fundamental para sensibilizar a todos sobre o problema. "Foi fundamental para mim participar deste projeto, porque pudemos ajudar para que as pessoas tomem cuidado com esse vírus que está se alastrando no planeta. Esta iniciativa que a escola e os professores estão proporcionando tem uma grande importância para mim", ressaltou.
 
Suspensão das aulas – O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.
 
Veja a letra da canção "Um conselho"
 
Hoje vim dá um conselho a vocês 
Esse é um conselho de irmão 
Pedir pra não fazerem aglomeração 
E para lavarem bem as suas mãos 
 
Quanto custa você ficar em sua casa
É pra proteger bem o nosso próximo 
Pois se nós ficarmos em união 
Nós vamos passar por isso tudo logo
 
Pense nos idosos e na sua família 
Se proteja e faça o que você puder 
E quando isso tudo acabar vamos dizer 
Que até o coronavírus nos conseguimos vencer

 

Notícias Relacionadas