Programa Conexões – Estação do Saber debate sobre diversidade, sexualidade, gênero e inclusão social

“Diversidade, sexualidade, gênero e inclusão social” foi o tema do Conexões – Estação do Saber, que foi ao ar nesta sexta-feira (13), através do canal oficial do programa no Youtube do programa realizado pelos Centros Integrados de Educação (CIE), unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O diálogo sobre estas questões contou com a participação de estudantes, professores, gestores escolares e militantes da causa LGBTQIA+.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Centros Integrados de Educação (CIE) e apresentador do programa, Robson Costa, falou sobre a importância do debate sobre temáticas que são identificadas pelos estudantes. “A vida vai além da escolha sexual; temos que viver felizes e o essencial é nos sentirmos como nós somos. E a escola deve ser, de fato, um ambiente plural, democrático e inclusivo”.

Participante das discussões, a estudante de Química do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Gabriela Borges (nome social), falou sobre a sua condição de transexual em uma sociedade preconceituosa. “O Brasil é o país que mais mata a população trans/travesti pelo 14º ano consecutivo e a Bahia é o segundo Estado brasileiro que mais mata a população LGBTQIA+. Essa violência vem enraizada com o racismo, porque 82% das mulheres trans executadas no país são pretas. Precisamos dizer chega. Parem de nos violentar e de nos matar. E a escola é um espaço de poder do qual precisamos participar”.

O professor Álamo Pimentel, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), também se posicionou. “A pessoa que eu sou vive o desafio de ocupar os espaços. Sou gay, negro de pele clara, sertanejo e luto para conquistar o meu lugar no mundo, assumindo as minhas diferenças, que constituem as moinhas identidades. A escola se torna um espaço de inclusão e acolhimento quando nela encontramos pessoas dispostas a respeitar as diferenças. Este é um desafio educacional, é um exercício de vida importantíssimo, porque a intolerância mata todos os dias”.

Também participaram dos debates o professor Iuri Pereira e os estudantes Júlio Cesar, Antoniele e Alice, do Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS) de Porto Seguro. Durante o programa, foram apresentados depoimentos em vídeos de pessoas que lutam contra a homofobia e transfobia.