Programa Saúde do Professor e Ronda Maria da Penha promovem palestras sobre violência doméstica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVP) e em parceria com a Ronda Maria da Penha, iniciou uma série de palestras a serem realizadas nas escolas estaduais, até o dia 15 de julho. Nesta sexta-feira (3), a atividade contemplou os estudantes do Colégio Senhor do Bonfim, em Salvador. Já na quinta-feira (2), o encontro aconteceu no Colégio Estadual Bento Gonçalves, também na capital baiana. A ação com os estudantes e professores nas escolas visam esclarecer dúvidas sobre o tema “Violência doméstica: como identificar e o que fazer?”.

A estudante Ana Clara Rocha, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Bento Gonçalves, disse que é fundamental discutir a temática na escola. “Este é um tema muito importante e a palestra ajuda a abrir os nossos olhos sobre violência doméstica e a identificarmos comportamentos abusivos”. Quem também aprovou a iniciativa foi a estudante Fernanda Dalet, 15, 9º ano. “Foi muito bom poder dialogar com os colegas sobre a violência contra as mulheres. Com as dúvidas que tiramos e as informações recebidas podemos identificar e alertar outras pessoas que passam por isso e não sabem lidar com a questão da violência física ou verbal”, comentou.

A psicóloga Jaqueline Noronha, que integra a equipe de profissionais do PASVP, falou sobre a importância de debater o tema com a comunidade escolar. “A parceria com a Ronda Maria da Penha é de extrema importância. Além de alcançar os docentes de nossa rede, o foco também passar a ser os alunos. Levar conhecimento sobre os tipos de violências contra a mulher para nossas meninas e meninos tem o peso da relevância de multiplicar esse conhecimento entre seus familiares e amigos e, como consequência, salvar vidas”.

A Ronda Maria da Penha atua na assistência às mulheres baianas com medidas protetivas decretadas pela justiça. O subtenente Djair Rosário, que atua como coordenador da equipe multidisciplinar da Ronda Maria da Penha, falou sobre a atividade. “A princípio, explico o que é a Operação Ronda Maria da Penha e qual a sua finalidade. Também apliquei para eles um projeto de minha autoria, o 'Na vibe da Ronda', no qual falo sobre relacionamento abusivo e os cinco tipos de violência doméstica que o artigo 7 da Lei Maria da Penha trata. Trago, também, experiências vividas por mim no efetivo serviço e, ao final, abro para as perguntas e retirada de dúvidas”.

Programação – A mesma palestra também será realizada  no dia 7 de julho, no Colégio Estadual Aliomar Baleeiro; no dia 8 de julho, no Colégio Estadual Evaristo da Veiga; no dia 14 de julho, no Colégio Estadual de Pau da Lima; e no dia 15 de julho, no Colégio Estadual Raphael Serravale, todos localizados em Salvador.