Projeto desenvolvido em escola da rede estadual conquista terceiro lugar no Prêmio de Esporte Educacional Petrobras

As professoras de Educação Física da rede estadual Josiane Climaco e Márcia Lúcia dos Santos conquistaram o terceiro lugar no Prêmio de Esporte Educacional Petrobras com o projeto “Das Escolas da Ginástica à Ginástica da Alegria na Escola”, desenvolvido no Colégio Estadual Marcílio Dias, em São Tomé de Paripe, Salvador. A premiação aconteceu nesta terça-feira (15/4), na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com as presenças de representantes da empresa e do ex-jogador de futebol e tri-campeão mundial Jairzinho.

O projeto foi um dos dez finalistas do prêmio e concorreu com outras 1.406 iniciativas. Para a professora Josiane Climaco, apostar no diferente foi o que deu visibilidade à iniciativa. “O nosso projeto primou por outros conteúdos para além da predominância do futebol. Nós articulamos várias modalidades de ginástica, capoeira e danças de matrizes africanas” disse.

A comunidade estudantil comemora o prêmio de R$50 mil, que vai ajudar na continuidade do projeto. Além do prêmio para a unidade de ensino, as autoras-líderes, receberam uma quantia de R$5 mil.

A premiação é uma iniciativa do Programa Petrobras Esporte e Cidadania, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), no intuito de fortalecer o Esporte Educacional, reconhecendo e disseminando as diferentes experiências.

Projeto – Iniciado em 2011 na unidade escolar, o projeto Das Escolas da Ginástica à Ginástica da Alegria na Escola surgiu como um desejo das professoras de popularizar a ginástica. O objetivo do projeto é ampliar o acesso ao conhecimento da cultura corporal, fazendo com que os estudantes experimentem outras modalidades de educação física.

As atividades são desenvolvidas com todos os estudantes nas aulas regulares de educação física e, também, em oficinas esportivas, abordando a ginástica rítmica, circense, aeróbica e as danças e lutas de matriz africana.