Projeto Viver Escola movimenta escolas na segunda-feira

Os estudantes da rede estadual de Salvador voltaram para a sala de aula, na segunda-feira (04.03), com o início do projeto Viver Escola. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é destinada aos alunos que concluíram o 5º ano (4ª série) na rede municipal de Salvador, em 2012, e que estão chegando às escolas estaduais para cursar o 6º ano do ensino fundamental (5ª série).

Na Escola Estadual Raul Sá, localizada no bairro de Mussurunga, uma das 62 escolas-polo que abrigam o projeto, o clima era de expectativa e contentamento por parte de estudantes, familiares e professores. “Estou gostando muito de já estar na escola neste momento. A ideia do projeto é interessante. Quero participar de outros, como este. A gente vai aprender muito”, disse Juan Aragão, 11 anos, estudante matriculado no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, também, em Mussurunga.  A colega Jucimara Santos, também de 11 anos, não se cansou de elogiar: “Acho que vai ajudar a gente durante o ano. Prefiro ficar aqui, com os colegas e professores”, afirmou.

Fonte: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, que visitou  a Escola Raul Sá, neste primeiro dia de atividades, considerou um sucesso. “Estou vendo aqui que as salas estão cheias, com estudantes e professores interessados na nossa proposta. As escolas que fazem parte do projeto estão preparadas para receber o aluno, ajudando na ambientação destes novos estudantes, que estão vivendo a fase de transição para a adolescência e passando para uma nova rede de ensino”, disse o secretário.

O Viver Escola acontece de 4 a 27 de março, em 62 escolas-polo distribuídas em diversos bairros de Salvador. A lista dos nomes e endereços das escolas-polo está disponível clicando aqui ou em qualquer escola da rede.

Durante o mês de março, os estudantes vão participar de atividades pedagógicas nas áreas de matemática, língua portuguesa e ciências da natureza, em horário regular, nos turnos matutino e vespertino, totalizando 540 turmas com 30 alunos em cada uma. Os alunos, também, serão envolvidos em jogos e atividades lúdicas educacionais e terão garantida a alimentação.

Os pais e responsáveis também compareceram à Escola Estadual Raul Sá, para acompanhar o início da atividade. “Fazer com que as crianças permaneçam na escola é uma ideia excelente. Desta forma, espero que eles consigam evoluir ainda mais nos seus estudos”, disse Evanildes dos Santos, mãe de estudante que também iniciou as atividades nesta segunda-feira (04/03).