Prorrogado até março o prazo para educadores contribuírem com o novo currículo nacional

Professores de toda a Bahia terão até o mês de março para cadastrarem sua contribuição para o novo currículo nacional da Educação Básica de 2016. A ação, que pode ser realizada por meio do endereço www.basenacionalcomum.org.br, faz parte do Movimento pela Base Nacional Comum, que busca criar um currículo base para todo o Brasil inserindo assuntos e aspectos regionais, que os educadores de cada região considerem relevantes. Também podem participar do processo, profissionais da Educação das diversas áreas de atuação e agentes da sociedade civil.

“No dia 15 de dezembro, primeira data definida como prazo, o Ministério da Educação (MEC) começa a realizar uma sistematização das contribuições já realizadas, porém os interessados terão até o mês de março de 2016, para realizarem o processo”, explica a professora Valdirene Oliveira Souza, diretora de Currículo e Inovações Pedagógicas da Secretaria da Educação da Bahia.

Durante este período, a Secretaria da Educação do Estado continua as ações de mobilização visando incentivar o maior número de professores das escolas municipais, estaduais, públicas e privadas, a contribuírem. “Nos dias 16 e 17 de dezembro vamos realizar uma reunião com gestores e coordenadores dos 27 Núcleos Regionais de Educação da Bahia (NRE) para que intensifiquemos, ainda mais, nas escolas a importância da participação dos educadores. Também estaremos abordando o assunto durante a Jornada Pedagógica 2016, em fevereiro, orientando e dando todas as informações”, relata professora Valdirene.

Novo currículo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz parte da implementação de Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014). A BNCC deve determinar os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros das três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) devem aprender.