Rui anuncia implantação de Complexo Poliesportivo Educacional e reformas de escolas em Jaguaquara

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA
O Governo do Estado vai construir um Complexo Poliesportivo Educacional, em Jaguaquara (336 km de Salvador). O anúncio foi feito, nesta terça-feira (18), durante entregas no município pelo governador Rui Costa, que esteve acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Durante a estada pelo município, o governador e o secretário também visitaram o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII e o Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, onde intervenções na rede física também foram anunciadas. Com estas duas, já são 475 unidades escolares visitadas pelo governador, durante a sua gestão.

Ao todo o Governo do Estado deve construir 20 Complexos Poliesportivos Educacionais, até 2022. Três já foram entregues nos municípios de Jequié, São Gonçalo dos Campos e Conceição do Coité. Com uma série de equipamentos, como campo society, pista de cooper, quadras de vôlei e academia de ginástica, os Complexos visam, dentre outros objetivos, acelerar o processo de aprendizagem e promover uma formação mais completa, incluindo atividades esportivas e culturais dentro do ambiente escolar.

O governador Rui Costa falou sobre os investimentos em Educação no município. “O conceito de educação vai além da aprendizagem das matérias convencionais. Uma boa escola inclui atividades técnicas e profissionalizantes, inclui atividades culturais e, também, atividades esportivas. Portanto, Jaguaquara não podia ficar sem o seu complexo. Vamos construir em Jaguaquara um Complexo Poliesportivo Educacional com todos os equipamentos”, afirmou Rui, ao destacar que a modernização será feita no Colégio Virgílio Pereira de Almeida e que o CEEP e o Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, no entroncamento, também passarão por intervenções para a requalificação da estrutura física.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, também destacou a importância dos investimentos.  “Nesta data simbólica de 100 anos de emancipação de Jaguaquara, o governador anuncia a construção do Complexo Poliesportivo Educacional, em parceria com a prefeitura, que vai nos ceder um terreno já com ginásio de esportes implantado. Neste terreno, iremos construir um campo society, pista de atletismo e área de cooper. Outras grandes obras e intervenções serão realizadas nas outras unidades escolares da rede estadual no município. Estimamos que serão investidos cerca de 10 milhões de reais nestas obras”, afirmou.

A vice-diretora do CEEP, Vanusa Coelho, falou da importância da visita. “No dia do aniversário de 100 anos de Jaguaquara e, também, em um ano marcante em que o CEEP Pio XII completa 60 anos de história, ficamos muito felizes em receber a visita do governador e do secretário, que nos presentearam com um projeto de modernização da nossa escola. O CEEP é uma instituição de grande importância para a região, uma vez que recebe estudantes de várias localidades do entorno”, afirmou.

O estudante e líder de classe, Gabriel Cardoso, 19, que faz o curso técnico em Nutrição e Dietética, no CEEP, disse que estava na expectativa para conhecer e dialogar com o governador. “É muito bom poder receber o governador na nossa escola, pois percebemos o seu esforço e sua dedicação em relação à Educação e, também, o quanto ele é acessível para dialogar com a comunidade escolar e conhecer a nossa realidade”, comentou.

Outras ações – No município, o governador realizou uma agenda de várias entregas. Acesse aqui.