SEC mobiliza escolas para avaliação diagnóstica 2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está promovendo encontros virtuais com os gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das escolas estaduais para alinhamento e apresentação da plataforma que dará suporte à Avaliação Diagnóstica – Integra SABE 2021. Esta avaliação é voltada para estudantes da rede estadual do 2° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano  do Ensino Médio e deverá ser aplicada ainda no mês de julho, com o objetivo de mapear as aprendizagens dos estudantes e subsidiar o planejamento pedagógico a partir de habilidades esperadas para cada ano/série da Educação Básica.

O superintende de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães, falou sobre este processo. “Estamos chegando na metade do ano letivo 2020/2021 e realizar esta avaliação com os estudantes vai possibilitar identificar os conteúdos e as habilidades que já foram aprendidos, bem como subsidiar os professores naquilo que precisa ser reforçado. Além de tudo isso,  a avaliação dará à Secretaria elementos para o acompanhamento pedagógico e a política de formação continuada", afirmou.

Em encontro virtual com os gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a assistente de Operações de Avaliação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CEAD), Thalita Pinto, apresentou a nova plataforma. A partir desta segunda-feira (12), os gestores do NTE irão realizar a mesma agenda de alinhamento e de orientações com os gestores das escolas.

Para maiores orientações sobre a Avaliação Diagnóstica – Integra SABE 2021, a SEC disponibiliza o e-mail (sabesuporte@enova.educacao.ba.gov.br) e os telefones: (71) 3115 9075 / 9174 / 1300.