SEC participa de encontro formativo das Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais, em Salvador

Foto: Emerson Santos/ SECBA
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta quarta-feira (27), no Hotel Fiesta, em Salvador, do VII Encontro Formativo das Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR). A atividade, que prossegue até quinta (28), visa refletir sobre apoio e cooperação com as EFA e CFR.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância da formação. “Estamos aqui, hoje, nesta tarefa de planejar, monitorar e apoiar, porque nós temos uma pauta que vem das EFAS e, parte dela, é enfrentada aqui, na construção coletiva, que é resultado da demanda desse coletivo. É um caminho sólido e que nós vamos percorrer juntos”.

Para a presidente da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), Simone Almeida, a construção coletiva é fundamental. “É muito importante este momento de fortalecimento da pedagogia da alternância que as escolas e as casas estão envolvidas. Esta troca de experiências é muito importante, porque a partir das próprias experiências a gente vai construir elementos significativos para a caminhada no dia a dia das comunidades, escolas e regionais daqui do Estado”.

O presidente da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Crispim Ribeiro, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Além de discutir a pedagogia da alternância na sua essência, dialogamos sobre a parceria com o Governo do Estado por meio do termo de colaboração e de como podemos trabalhar os programas e os projetos dentro das escolas famílias agrícolas”.

O primeiro dia da formação contou, ainda, com a participação da superintendente de Políticas para Educação Básica, Leninha Vila Nova; da diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais, Poliana Reis; do coordenador de Educação do Campo, Gabriel Troilo; do ouvidor da Secretaria da Educação do Estado, Jocivaldo dos Anjos; do coordenador da Rede Associação das Escolas das Comunidadese e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), José Nivaldo; e da representante das Casas Familiares Rurais, Rita Cardoso.