SEC realiza oficinas com profissionais da Saúde nas escolas sobre diferentes temas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, vem realizando, ao longo do ano, uma série de oficinas on-line e presenciais nas escolas estaduais sobre diferentes temas, com a participação de profissionais da Saúde do quadro técnico do programa. Nesta sexta-feira (25), as oficinas contemplaram os estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe I, em Salvador.

A psicóloga Naiara da Cruz discutiu com os professores e servidores do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe I sobre ansiedade. “É uma temática importante, visto que, após diversas ondas de pandemia e mais uma ameaçando chegar, as pessoas precisam saber como se cuidar, prevenir ou, talvez, dar suporte ao outro, quando possível. É importante instrumentalizar os profissionais que estão na linha de frente com os alunos. Orientá-los sobre o autocuidado e o que fazer, se por ventura necessite acolher um aluno”, destacou.

Rosana Lopes, que também integra a equipe de psicólogos da SEC, falou da importância de promover as oficinas nas escolas estaduais. “Realizar as rodas de conversas com temas diversificados é uma forma leve de trazer as temáticas sobre saúde mental e ofertar um lugar de fala aos participantes, produzindo assim novos saberes e trocas maravilhosas”.

Na próxima terça-feira (29), será a vez dos estudantes e professores do Colégio Estadual Professor Edson Carneiro. Os temas abordados nas oficinas serão “Ansiedade, transtornos alimentares e redes socioassistenciais” e “Como vai você? (ansiedade e depressão)”. No dia 9 de dezembro, as oficinas sobre o tema “Autocuidado emocional, físico e mental” acontecem com os gestores e professores dos colégios estaduais Professora Adjaci Martins Durans, em Várzea Nova; Professora Maria Madalena da Silva, em Umburana; e Professora Mariana Agostinho de Oliveira, em Senhor do Bonfim.

Sobre o programa – O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, lançado em 2008, tem o objetivo de levar ações e serviços de prevenção e de promoção da saúde aos professores, voltados para o cuidado e a atenção à saúde docente da rede pública estadual de ensino.