Secretaria da Educação do Estado prepara escolas para início do ano letivo

O ano letivo na rede estadual de educação da Bahia tem início no dia 10 de março. Para receber os estudantes, mais de 200 unidades escolares, na capital e no interior do Estado, passam por reforma, ampliação, manutenção ou recuperação. As obras visam à melhoria da estrutura física das escolas, com foco na segurança e na conservação dos espaços internos e externos, especialmente das salas de aula.

Em Cajazeiras, os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão são alguns dos que vão começar o ano com a escola de cara nova. “Estamos ampliando o muro da escola, pintando toda a parte interna e externa, melhorando a circulação de ar dentro das salas de aula e realizando a manutenção de todas as janelas. Queremos receber o estudante em uma escola mais segura e agradável”, conta Firmina Viterbo de Azevedo, diretora da unidade. Com um investimento superior a R$ 1 milhão, a reforma prevê, ainda, a revisão da cobertura, da laje e das instalações elétricas.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O Colégio Estadual Professor Carlos Sant´Anna, no Nordeste de Amaralina, também está passando por reparos. “Queremos receber os estudantes com a casa limpa já no momento da matrícula. Estamos trabalhando para oferecer melhores condições para professores e funcionários e para transformar a escola em um ambiente cada vez mais agradável e bem equipado”, afirma a diretora da unidade, Carla Regina Lima. Com um investimento de R$ 90 mil, a unidade passa por obras de recuperação e pintura do muro, reforma do depósito da alimentação escolar, recuperação estrutural das vigas da cobertura, revisão da cobertura da circulação de salas de aula, além de pintura e reforma das quadras poliesportivas.

Conservação do patrimônio – No Colégio Estadual David Mendes Pereira, localizado no Pau da Lima, além da obras de melhoria da rede física, a preocupação do gestor também está focada na conservação desse patrimônio. “Sempre trabalhamos com a preservação do patrimônio público para estimular esse cuidado entre os estudantes. Mostramos para eles como a escola era antes e como está agora, com as melhorias. A estratégia vem dando certo, e conseguimos reduzir bastante a depredação”, revela o diretor Otacimar Souza Cardoso.

A escola recebeu investimento de R$ 522,7 mil para a recuperação da quadra, revisão da cobertura, revestimento, revisão de portas e janelas, instalações hidráulicas, elétricas e pintura. “Com a reforma, toda a unidade ganha em mobilidade, autoestima e motivação”, frisa o diretor do colégio.

Acessibilidade – Para a comunidade do bairro do Cabula, em Salvador, a maior conquista trazida pela reforma do Colégio Estadual Governador Roberto Santos foram as obras que irão tornar a escola mais acessível. “Nossa escola foi construída em blocos, com muitos lances de escada. Agora, com a construção das rampas e a adaptação dos banheiros, poderemos acolher melhor os estudantes”, explica a vice-diretora da unidade escolar, Soneide Cardoso de Souza Luz. A obra realizada na escola contou com um investimento de R$ 187,6 mil.

Transparência na escola – As informações sobre os investimentos e recursos enviados para cada escola da rede estadual podem ser consultadas pelo sistema Transparência na Escola, disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Por meio do sistema, é possível acompanhar a aplicação dos recursos destinados para ações como: alimentação escolar, conservação da rede física, compra de material permanente e material de consumo imediato, além de investimento com a implementação do projeto pedagógico.  O Transparência na Escola promove a interação entre a sociedade e a escola, fomentado a participação cidadã nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar.