Secretaria discute Educação Quilombola em encontro no Instituto Anísio Teixeira (IAT)

Fotos: Alice Coelho ASCOM/IAT
A implementação das diretrizes curriculares para a Educação Quilombola e o fortalecimento do diálogo entre seus representantes, o Estado e os municípios foram o foco do encontro com o Fórum da Educação Quilombola, iniciado na quinta-feira (30) e encerrado nesta sexta (31), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Além de integrantes do fórum e de comunidades quilombolas, participaram o subsecretário Danilo Souza, a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Manuelita Brito, e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Willians Panfile, além de secretários de educação municipais.

A realização do encontro foi um desdobramento do resultado dos diálogos formativos de planejamento e de análise de demandas das redes estadual e municipais, que aconteceram no final do ano passado, promovidos pela SEC. O subsecretário Danilo Souza fez uma avaliação da reunião. “Ressalto a necessidade do regime de colaboração e o fortalecimento dessa relação com os municípios, o que a UNDIME faz muito bem conosco para atingir os grandes objetivos da educação. Nesse encontro, tivemos como pauta central a Educação Quilombola, destacando a necessidade de, cada vez mais, construir a identidade, a ética racial, fortalecendo a educação na perspectiva da inclusão e na construção de um currículo que seja popular e que reflita a realidade de cada comunidade. Estes são sempre momentos de muito aprendizado para nós”.

O presidente do Fórum de Educação Quilombola, José Ramos, também falou sobre a importância do encontro. “O diálogo com a UNDIME e a Secretaria da Educação do Estado está sendo muito produtivo porque, assim, iremos construir as diretrizes municipais da Educação Quilombola como um documento que garantirá uma educação diferenciada em cada comunidade. Nossa avaliação é que foi positivo esse diálogo, sendo este o segundo contato que estamos tendo com as secretarias municipais e estadual para discutir o tema. Estarmos aqui, hoje, com um grupo de pessoas significa que o Fórum está tomando pé das coisas, está indo no caminho do nosso objetivo principal que é ter uma educação diferenciada para as nossas crianças nas nossas comunidades quilombolas”.

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, em dezembro de 2019 a “II Mesa de Diálogo: A Educação Escolar Quilombola do Estado da Bahia”, no Instituto Anísio Teixeira. O encontro teve como objetivo fazer escutas e debates sobre a realidade dos estudantes quilombolas que subsidiassem as novas ações focadas no fortalecimento do processo de ensino e a aprendizagem. Durante o evento do ano passado foram debatidas questões voltadas às políticas para a juventude; currículo; formação específica dos profissionais que atuam em escolas quilombolas; Educação Superior; além de terem sido apresentadas experiências exitosas das escolas quilombolas.