Secretaria realiza 3º Encontro do Curso de Formação de Professores em Educação Integral

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta quarta-feira (20/8), o terceiro encontro do Curso de Formação de Professores em Educação Integral, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Abordando a temática “O Currículo na Educação Integral”, o encontro, que segue até quinta-feira (21/8), tem como objetivo discutir aspectos da construção e da operacionalização do currículo pedagógico nas escolas de educação integral, com gestores, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da rede estadual de ensino.

Encontro de formação ProEI - Liviane Barbosa / IAT

“O curso é uma das estratégias criadas pelo Programa de Educação Integral (ProEI) para qualificar a implementação da oferta nas escolas. A gente entende que a formação dos professores é de extrema importância para aprimorar a prática docente, focando a formação humana dos estudantes”, observou o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Analdino Filho. “A atividade de hoje tem como foco a construção coletiva e colaborativa de uma proposta curricular e também a discussão de formas e caminhos para materializar essa proposta”, acrescentou o coordenador.

Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, em Ilhéus (320 quilômetros de Salvador), Fabiane Teixeira Machado, a formação oferece mais segurança aos profissionais que trabalham com Educação Integral. “Essa formação é extremamente necessária porque estamos implantando um formato novo de educação e nesse momento todo o conhecimento é válido”, declarou.

A professora articuladora do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães de Aiquara (360 quilômetros de Salvador), Luciara Furtuoso, encontra no curso de formação as ferramentas que precisa para incluir a comunidade escolar na dinâmica da educação integral. “A formação foi pensada de um jeito muito bom. O curso nos ajuda a entender a dimensão do ProEI e nos dá as ferramentas necessárias para instrumentalizarmos os professores da nossa escola, ampliar a formação dos estudantes e fazer com que os pais também conheçam o programa”.

"A gente entende que a formação dos professores é de extrema importância para aprimorar a prática docente, focando a formação humana dos estudantes" - Analdino Filho - Coordenador de Educação Integral

Formação - Realizado como extensão, com duração de 200 horas, o curso se desdobra em encontros gerais, realizados em Salvador, encontros territoriais e encontros escolares. A iniciativa visa promover a formação em educação integral de professores-articuladores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas 59 escolas integrantes do Programa de Educação Integral (ProEI) na capital (28) e no interior (31).