Secretaria realiza avaliação diagnóstica focada nas aprendizagens de Português e Matemática

Fotos: divulgação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, até o dia 12 de abril, nas escolas da rede estadual, a primeira avaliação diagnóstica para possibilitar a observação e análise sobre o conhecimento, competências e habilidades dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para tanto, provas estão sendo aplicadas com dez questões de cada área. A ação busca fornecer aos professores informações para o planejamento de sua prática pedagógica a partir dos resultados de aprendizagem dos alunos, obtidos com as avaliações.

Para subsidiar os educadores, a SEC vai disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira (08/04), a plataforma do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), onde ao inserir as respostas dos estudantes no sistema, será gerado relatório, em tempo real, que aponta informações importantes sobre: a participação dos estudantes, as habilidades avaliadas, os percentuais de acertos e erros por escola, por turma e por estudante. Esses relatórios poderão potencializar o processo avaliativo e fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem.

No Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon, no município de Miguel Calmon, região do centro norte baiano, os estudantes participaram, na quinta-feira (04), da primeira avaliação. “Temos que possuir essa avaliação interna do Estado para que possamos realizar um planejamento pedagógico que promova o avanço da aprendizagem do estudante em cada escola. Entender as dificuldades dos alunos, é fundamental para que consigamos desenvolver um trabalho mais eficiente. Tenho certeza de que os índices de nossa escola não correspondem à realidade dos estudantes, por isso que esse diagnóstico permanente é muito importante”, destacou a coordenadora pedagógica, Nirivan Carneiro.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Tamires Pereira, 20, a avaliação trará muitos benefícios para os alunos. “Essas provas vão poder mostrar nossas dificuldades nas disciplinas ajudando os professores a trabalharem em aspectos que temos mais problemas. Eu adoro Língua Portuguesa, mas assumo que em Matemática preciso de uma melhor atenção. Espero que essa avaliação possa nos ajudar bastante, principalmente, na preparação para provas do ENEM e vestibular”, afirmou.

Provas - Os modelos elaborados estão direcionados para os últimos anos dos ciclos educacionais, sendo eles 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e 4ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Além dos resultados subsidiarem os professores, o SABE permite que a Secretaria da Educação de Estado acesse os dados gerados pelas escolas e os utilize para subsidiar intervenções pedagógicas para serem feitas pela Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED) e pelo Instituto Anísio Teixeira, órgão ligado à SEC.