Secretaria realiza formatura de 111 merendeiras de Salvador e Lauro de Freitas nesta terça (13)

A Secretaria da Educação do Estado realiza a formatura, nesta terça-feira (13), de 111 merendeiras de escolas estaduais e municipais dos Ensinos Fundamental e Médio de Salvador e Lauro de Freitas. A cerimônia de certificação dos cursos de Agente de Alimentação Escolar e Auxiliar de Nutrição e Dietética será às 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro Água de Meninos, na capital. Os cursos foram promovidos pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Além de promover a qualificação profissional com a elevação da escolaridade das profissionais, o curso também amplia a qualidade da alimentação escolar e valoriza alimentos oriundos da Agricultura Familiar nos preparos, como forma de promover um cardápio mais saudável e diversificado aos estudantes. Com carga horária de 300 horas, a capacitação contou com aulas teóricas e práticas sobre reaproveitamento de alimentos, valorização de produtos da agricultura familiar, manuseio e armazenamento de produtos, a importância de um cardápio variado e o potencial nutritivo de ingredientes locais, como raízes, ervas e frutas, a exemplo do umbu e da macaxeira. Moqueca de caju e bolo de abóbora com macaxeira estão entre as receitas trabalhadas pelas merendeiras.