Termina nesta quarta-feira (28) testagem para o novo Coronavírus nas escolas da Liberdade e região

Fotos: Josenildo Almeida

O Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão - Severino Vieira,  escola-polo do bairro de Nazaré, vai receber, nesta quarta-feira (28), a sua própria comunidade escolar e a da Escola Estadual Severino Vieira para o último dia da terceira fase de testagens para o novo Coronavírus em Salvador. Ao todo, serão contempladas 18 escolas estaduais localizadas nos bairros Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré, com a disponibilização da aplicação de testes para mais de 19 mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários.

Os testes são do tipo RT-PCR e já foram aplicados nas comunidades escolares de 28 escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 escolas localizadas no bairro de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié. A ação é realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB).

>>>>>Veja mais fotos aqui <<<<<

Nesta terça-feira (27), a comunidade escolar da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas foi atendida no Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação -  Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro Barbalho, e o Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, escola-polo do bairro IAPI, atendeu a sua própria comunidade escolar.

A estudante Thaissa Viana, 12, da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, considera importante o comparecimento da comunidade escolar na aplicação dos testes. "Por mais cuidados que tomemos é sempre bom termos esta oportunidade. Acho que meus colegas não devem perder esta oportunidade porque não é um cuidado apenas para si, mas também com os outros", disse.

A diretora Tereza Cristina Resende, da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, falou do empenho da gestão escolar em mobilizar a todos nesta ação. "Este trabalho da SEC, em parceria  com a SESAB, mostra a preocupação em cuidar da saúde de todos aqueles que compõem a comunidade escolar, que se sente valorizada e assistida", declarou.

Para a realização dos exames, as unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também é exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E todos aqueles que forem fazer o teste devem usar máscara de proteção. Os testes são avaliados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Cronograma
- No dia 28, em Nazaré, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão - Severino Vieira, escola-polo do bairro, atende a própria comunidade escolar e a da Escola Estadual Severino Vieira.