SEC realiza últimos preparativos para entrega de nova unidade escolar no Médio Sudoeste baiano

Fotos: Joseane Rodrigues

Este tem sido um ano de boas notícias para Itororó, distante 535 quilômetros de Salvador. Em maio, recebeu o título oficial de Capital da Carne do Sol - iguaria principal fonte de renda e emprego do município - e, nesta semana, o Governo do Estado entrega uma série de benfeitorias para a população, entre elas um novo Terminal Rodoviário, a nova sede do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Sudoeste da Bahia Eurides Evangelista Pinto e um ônibus escolar.

Nesta terça-feira (27), a equipe gestora da Secretaria da Educação do Estado (SEC) conferiu os preparativos para a inauguração do CETEP, programada para esta quarta-feira (28) com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.Fizemos um acordo com a Prefeitura, de fazer a rodoviária do outro lado para ele poder ceder esse terreno para o Estado, para podermos construir a escola, exclusiva de Educação Profissional e Tecnológica. São mais de mil estudantes, que estão sendo formados para o mundo do trabalho, para a Universidade, que dialoga com o arranjo produtivo do Território do Médio Sudoeste Baiano. Temos aqui uma equipe muito engajada. Estamos entregando um investimento porque investir na Educação é investir no município, onde toda a comunidade terá acesso a este equipamento”, contou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ao visitar a escola.

A construção, ampliação e modernização de unidades escolares refletem diretamente na melhoria da qualidade da Educação na rede estadual de ensino. A nova estrutura construída em Itororó, por exemplo, segue o modelo que vem sendo adotado em toda a Bahia pelo Governo do Estado, que conta com salas de aula climatizadas, teatro, vestiário, restaurante estudantil, subestação, reservatório de água, piscina semiolímpica e outros equipamentos de esporte e lazer.

Para a diretora Andréa Moraes dos Santos, a nova estrutura colabora com a melhoria da qualidade do ensino, aumenta o interesse do aluno pelos estudos e, consequentemente, eleva as taxas de aprovação e também contribui para a redução da evasão escolar. “A nova sede é um sonho que se torna realidade e só faz intensificar ainda mais o comprometimento de toda a comunidade escolar em manter este espaço funcionando plenamente. Entendemos que nossos alunos se alimentam de conhecimento, sendo também acolhidos para saírem daqui cidadãos formados e com um diploma de nível técnico em mãos”.

Os estudantes David Souza Pacheco e Madelaine Aguiar dos Santos, ambos 15 anos, estão entusiasmados com a nova estrutura, alinhada com a oferta de uma série de cursos e oficinas. “Não é só mais ampla que a antiga sede, como também contamos com a oferta de novos laboratórios equipados. Me sinto motivado porque estarei preparado para seguir na área de Informática”, revela David. Sua colega compara a nova estrutura com a antiga e avalia a grandeza do projeto como proporcional à sua vontade de estar sempre no Colégio, buscando abraçar todas as oportunidades que estão sendo oferecidas.

No CETEP os estudantes contam com 24 novas salas climatizadas e cinco laboratórios: Análises Clínicas/Biologia/Química; Nutrição; Agroindústria/Recursos Naturais; Enfermagem; e Escritório Criativo/Edificações.Para o estudante e vídeo maker, Vanderson Aliança, 17 anos, que estuda Informática, o novo equipamento aliado aos cursos profissionalizantes que são oferecidos, é um grande incentivo e servirá para o crescimento, inclusive, de novas gerações. "Esse governo, realmente, está comprometido com a Educação Pública de qualidade", avalia.